sábado, 31 de agosto de 2024

COMEÇOU O CAIÇARADA , O FESTIVAL DA CULTURA POPULAR DE UBATUBA

 

Começou nesta sexta-feira (30) o tradicional Festival de Cultura Popular - Caiçarada 2024. O evento reúne apresentações de grupos musicais locais, corrida de canoas, e barracas de comidas e bebidas típicas da cidade. A festa acontece na Avenida Iperoig.

Praia de Itamambuca, em Ubatuba, é classificada como Reserva Nacional de Surfe

 



Além de Itamambuca, também foram classificadas como Reserva Nacional de Surfe, as praias do Francês (Alagoas), Regência(Espírito Santo) e Moçambique (em Florianópolis)

 

A praia de Itamambuca, em Ubatuba, no Litoral Norte Paulista, foi classificada como Reserva Nacional de Surfe. Desde 2019 Itamambuca buscava a classificação, através da iniciativa da comunidade local. Localizada na região norte de Ubatuba, com mais de 2 km de extensão, Itamambuca é considerada uma das praias mais famosas do Litoral Paulista. Foi uma das primeiras praias brasileiras a sediar etapas do campeonato brasileiro e do mundial de surfe, atraindo surfistas de todo o país e do exterior.

sexta-feira, 30 de agosto de 2024

MOVIMENTOS SOCIOAMBIENTAIS DE UBATUBA SÃO SELECIONADOS EM FUNDO PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

 

O Fundo Brasileiro de Educação Ambiental (FunBEA) é o único fundo latino-americano na área e realizou uma chamada pública para fortalecer 15 organizações e quatro lideranças jovens e comunitárias no Litoral Norte de São Paulo, com mais de R$ 800 mil em recursos.

Vale do Paraíba e Litoral Norte contam com 2,6 milhões de habitantes

 


Movimento de veículos na Via Dutra, em São José do Campos (Crédito: Arquivo de Lucas Lacaz Ruiz)

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quinta-feira (29) as estimativas populacionais nos 5.570 municípios brasileiros. Na data de referência de 1º de julho de 2024, o Brasil tinha uma população estimada em 212,6 milhões de habitantes. 

COMITÊ INTERSETORIAL DA PRIMEIRA INFANCIA CONVIDA PARA O PRIMEIRO MAMAÇO



"Queridas mamães! Já é amanhã! Venham somar com a gente e participar de uma agradável manhã, fomentando a cultura da amamentação, encerrando o agosto dourado com o 1° mamaço do Comitê Intersetorial da Primeira Infância! Se tiver brinquedos e/ou roupas para troca/doação, traga sua canga para exposição!"

Além de fumar: veja hábitos que trazem risco de desenvolver câncer de pulmão





Quando se fala em câncer de pulmão, o cigarro é, sem dúvida, o primeiro fator de risco que vem à mente. No entanto, existem outras causas que, embora menos conhecidas, também podem contribuir significativamente para o desenvolvimento da doença. Mesmo quem nunca fumou pode estar exposto a fatores de risco que aumentam a probabilidade de desenvolver o câncer de pulmão. O tumor, que é o mais prevalente globalmente, afeta tanto homens quanto mulheres e, no Brasil, figura entre os mais comuns. Embora o tabagismo seja responsável por cerca de 85% dos casos, os outros 15% englobam diferentes fatores ambientais, genéticos e ocupacionais. 

MORADORES RELATAM QUE A MAIS DE UM ANO ESPERAM POR SINALIZAÇÃO DE LOMBADAS NOS BAIRROS DA ESTUFA I , II E TENÓRIO

 





 Quem passa de carro pelas ruas dos bairros Estufa I, Estufa II e Tenório, em Ubatuba, deve ficar atento. Inúmeras lombadas na região estão sem sinalização e, segundo os moradores, o problema persiste há mais de um ano, causando transtornos e prejuízos aos veículos.

GOVERNO DE SÃO PAULO INVESTE CINCO MILHÕES EM REFORMA DO PRESIDIO DA ILHA ANCHIETA , OBRAS DEVEM FICAR PRONTAS EM 2025







 Inaugurado em 1908 e desativado em 1952, após uma revolta que resultou na morte de mais de 100 pessoas, o presídio da Ilha Anchieta, em Ubatuba, faz parte da história de São Paulo e do país. Nesta quinta-feira (29), o Governo de São Paulo anunciou a reforma das ruínas do local.

TRADICIONAL BAZAR DOS ANIMAIS ACONTECE NESTE SÁBADO NA PRAÇA 13 DE MAIO - CENTRO - EM UBATUBA SP

 




Oie, passei por aqui para avisar que amanhã é sábado, e sábado é dia de Bazar dos Animais!!- até o meio dia na Praça 13 de maio em Ubatuba, junto ao evento de adoção de cães e gatos.
Aquilo tudo que você tem em casa e já não usa mais , e que esteja em condições de venda , pode ajudar a salvar vidas: roupas, panelas, bolsas, louças, tapetes, eletrodomésticos, eletrônicos, enfeites, brinquedos, pelúcias, celular antigo, bijouterias, enfim tudo que está sem uso na sua casa reverte em auxílio aos animais carentes.


CASA DE PASSAGEM , QUE ABRIGA PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA ESTA FECHADA HÁ QUASE 2 MESES EM UBATUBA

 

A casa de passagem, que abriga pessoas em situação de rua, está fechada em Ubatuba há quase dois meses, e, neste momento, não há local que preste o serviço social na cidade. A prefeitura afirma que no dia 9 de setembro abrirá um chamamento público para uma nova Organização da Sociedade Civil (OSC) realizar o serviço na cidade.

Ubatuba estão entre os 5 destinos mais buscados no Sudeste para a baixa temporada, diz Booking.com

 

Três quartos dos brasileiros (75%*) gostam de viajar na baixa temporada. É o que revelou uma pesquisa da Booking.com – uma das maiores empresas de reserva de hospedagem, atrações e outros serviços de turismo. Para quem quer fugir das multidões e consegue tirar uns dias de folga, setembro é um ótimo mês para sair da rotina e conhecer um lugar novo. Afinal, com o fim do inverno e começo da primavera no Hemisfério Sul, as temperaturas já ficam mais amenas. Além disso, por ser baixa temporada, o custo-benefício costuma ser bastante vantajoso nesses períodos.

II Encontro de Corais reúne vozes do Litoral Norte no Teatro de Ubatuba .

 


O Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira sediará, no próximo domingo, 1º, às 20h, o II Encontro de Corais, que reunirá grupos de Ubatuba e de todo o Litoral Norte.

Entre os participantes estarão o Coro da Lira Adulto e Infantojuvenil (Associação Lira Padre Anchieta), o Coro da Aldeia Boa Vista Xondaró Mirim Mborai (Ubatuba), o Coral da Fundação Educacional e Cultural de São Sebastião “Deodato Sant’Anna” – Fundass (São Sebastião), o coral Chorus Vocalis (Caraguatatuba) e o Coral Municipal Celina Pellizzari (Ilhabela).

quinta-feira, 29 de agosto de 2024

E NO DOMINGÃO TEREMOS A SEQUENCIA DO CAMPEONATO MUNICIPAL DA ASSOCIAÇÃO DE CLUBES DE FUTEBOL DE UBATUBA - 2024



🏆 Troféu Invest Imóveis | UBATUBAO'24.
🗓️ Domingo | 01/09.

🌍 Campo do Itaguá | Ubatuba/SP.
🕦 11:30: Pça da Baleia (9°) vs Marítimo (8°).
🕜 13:30: CTI (6°) vs SC Pedreira (3°).
🕞 15:30: Botafogo (4°) vs Estufa FC (1°).
Venha prestigiar o futebol amador.
#acfu #campeonatomunicipal

ASSOCIAÇÃO DOS APOSENTADOS DE UBATUBA Convida :


Vem dançar!!!!
Tenha momentos de alegria e sonhos!!!
Bailado Cigano
Prof Márcia Lobo
Sexta feira - 9h
Na Associação dos Aposentados

Endereço: R. Sebastião Benedito da Rocha, 95 - Umuarama, Ubatuba - SP,
Telefone: (12) 3832-5898


ESCOLINHA MUNICIPAL DE FUTEBOL ABRE 30 NOVAS VAGAS PARA CRIANÇAS DE 7 A 11 ANOS NA REGIÃO DA ESTUFA

 



A Secretaria de Esporte e Lazer de Ubatuba abriu 30 vagas na escolinha municipal de futebol para residentes da região da Estufa II e arredores. As inscrições devem ser realizadas online, por meio da aba "Projetos Esportivos" no site oficial da Prefeitura de Ubatuba. As vagas são destinadas a alunos de 7 a 11 anos.


Segundo a prefeitura, as aulas ocorrem às segundas e quartas-feiras, no campo da Praça Maracanã, nos períodos da manhã e da tarde, em diversos horários, com uma hora de duração. Atualmente, a escolinha atende aproximadamente 500 alunos, distribuídos entre as regiões do Centro, Estufa II e Itaguá.
📸: Prefeitura de Ubatuba

Ministério da Defesa define regras para alistamento militar feminino voluntário nas Forças Armadas em 2025

 

O Decreto nº 12.154, de 27 de agosto de 2024, que dispõe sobre o serviço militar inicial feminino foi publicado na Edição 166 (Seção: 1 | Página: 1) do Diário Oficial da União desta quarta-feira (28/8). O decreto assinado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e pelo ministro da Defesa, José Múcio Monteiro Filho, estabelece os procedimentos necessários para o recrutamento, a incorporação e a prestação do serviço militar inicial por mulheres voluntárias nas Forças Armadas, a partir de 2025.

Dessa forma, as mulheres brasileiras ao completar 18 anos poderão se alistar voluntariamente no Exército, Marinha e Aeronáutica entre os meses de janeiro e junho. O recrutamento feminino envolve as etapas do alistamento, seleção e incorporação, com critérios físicos, culturais, psicológicos e morais, além da realização de exames médicos. Os Comandos das Forças Armadas indicarão os municípios designados para o alistamento anual por meio do plano geral de convocação.

As alistadas selecionadas serão incorporadas de acordo com a necessidade das Forças Armadas. As desistências do serviço militar inicial feminino serão permitidas até o ato oficial de incorporação. Após esta fase, o serviço militar inicial feminino se tornará obrigatório e a recruta ficará sujeita aos direitos, deveres e às penalidades, previstas na Lei nº 4.375/1964 (Lei do Serviço Militar), e no Decreto nº 57.654/1966 (Regulamenta a lei do Serviço Militar).

Ao serem incorporadas, as selecionadas passarão pela formação básica até atingir o nível de instrução suficiente para o exercício das funções gerais básicas. Com a conclusão do curso, a militar receberá o Certificado de Reservista. Há a possibilidade de prorrogação do prazo de 12 meses do serviço militar inicial feminino, desde que requerido conforme os critérios específicos definidos pelas Forças Armadas.
As mulheres voluntárias não adquirem estabilidade no serviço militar e passarão a compor a reserva não remunerada das Forças Armadas, após serem desligadas do serviço ativo.

Atualmente, as mulheres e os eclesiásticos estão isentos do serviço militar obrigatório em tempo de paz (Artigo 143 da Constituição Federal), mas quem quiser seguir carreira nas Forças Armadas tem a opção de inscrever nos concursos públicos das escolas militares (http://www.eb.mil.br/web/ingresso/militar-de-carreira; https://www.marinha.mil.br/sspm/; e http://fab.mil.br/ingresso).

Mais detalhes sobre o Decreto nº 12.154, de 27 de agosto de 2024, estão nos links https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2023-2026/2024/decreto/D12154.htm
Ou https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/decreto-n-12.154-de-27-de-agosto-de-2024-580831560.



FONTE  :  https://tamoiosnews.com.br/geral/ministerio-da-defesa-define-regras-para-alistamento-militar-feminino-voluntario-nas-forcas-armadas-em-2025/

UBATUBA É O QUARTO DESTINO DA REGIÃO SUDESTE MAIS BUSCADO EM PLATAFORMA DE ESTADIA PARA O MES DE SETEMBRO

 



Ubatuba foi o quarto destino mais procurado da região Sudeste, para o mês de setembro, em uma das maiores plataformas de estadia do mundo. De acordo com pesquisa realizada pela Booking.com, divulgada nesta quarta-feira (28), a cidade só fica atrás de São Paulo, Rio de Janeiro e Campos do Jordão e na frente de Belo Horizonte. O mês conta com feriado da Independência no dia 7.
O levantamento leva em consideração buscas realizadas por viajantes brasileiros, na Booking.com, para hospedagem entre os dias 01 e 30 de setembro de 2024 e os resultados não refletem os destinos mais reservados no período. O levantamento foi realizado em 20 de agosto.
De acordo com a plataforma, a preferência por destinos na baixa temporada é uma tendência entre os brasileiros. Conforme os dados, 75% optam por viajar nesse período para evitar as multidões e aproveitar melhores custos-benefícios.

Destinos na região Sudeste mais buscados para viagens em setembro de 2024:
1) São Paulo, São Paulo
2) Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
3) Campos do Jordão, São Paulo
4) Ubatuba, São Paulo
5) Belo Horizonte, Minas Gerais
📸: Divulgação

RADIO COSTA AZUL FM - UBATUBA SP

Seis cidades do litoral paulista estão entre as 10 consideradas mais perigosas do estado de São Paulo e Ubatuba aparece em quarto.

 



Leonardo Sandre

 

Seis cidades do litoral paulista estão entre as 10 consideradas mais perigosas do estado de São Paulo, Peruíbe é a líder | Divulgação/PMP

 

Seis cidades do litoral paulista estão entre as 10 consideradas mais perigosas do estado de São Paulo. Os dados são de 2022 e fazem parte da pesquisa índice de Exposição aos Crimes Violentos (IECV), do Instituto Sou da Paz.

 

 

A elaboração foi feita a partir de dados oficiais de segurança pública do Estado, levando em consideração três dimensões de crimes com violência cometidos em cidades com ao menos 50 mil habitantes, sendo eles: crimes contra a vida, contra a dignidade sexual e patrimoniais.

 

 

 

A elaboração foi feita a partir de dados oficiais de segurança pública do Estado, levando em consideração três dimensões de crimes com violência cometidos em cidades com ao menos 50 mil habitantes, sendo eles: crimes contra a vida, contra a dignidade sexual e patrimoniais.

 

 

Em 2022, Peruíbe apresentou a maior média IECV Geral entre as 136 cidades analisadas no estado de São Paulo, com taxa de 19,02. O número em destaque é para os crimes contra a vida, representando um índice de 38,01 - (Divulgação/PMP)

 

Na segunda posição, Caraguatatuba, possui uma taxa de homicídio de 24,5, enquanto a média do estado paulista fica em 6,8. O maior IECV fica nos crimes contra a dignidade sexual, chegando a 35,27. O índice mais baixo de crimes na região é do setor patrimonial, com 6,17 - (Divulgação/Caraguatur)

 

Mongaguá aparece na 3ª colocação geral do Estado no período, tendo o maior índice de crimes contra a dignidade sexual entre as 10 primeiras cidades, com taxa de 21,34. Se analisados apenas os municípios com populações entre 50 mil e 100 mil habitantes, a cidade que possui mais de 61 mil habitantes sobe para a vice-liderança - (Nair Bueno/DL)

 

Quarta colocada do ranking, a cidade de Ubatuba apresentou nos primeiros três meses de 2024 altos índices que a colocaram como a mais perigosa do litoral norte neste intervalo. O município possui quase de 100 mil habitantes e registrou, entre janeiro e março de 2024, cinco homicídios, duas tentativas de homicídio, 17 estupros, 85 roubos a mão armada e 363 furtos - (Divulgação/PMU)

 

Na quinta posição está a cidade de Itanhaém, no litoral sul. O município tem população de 112 mil pessoas e um índice de violência de 15,1 mortes a cada 100 mil habitantes, chegando a um IECV de crimes contra a vida de 6,74 - (Divulgação/PMI)

 

Fechando o ranking, a cidade de Bertioga foi outra a apresentar uma alta no número de crimes contra a vida, entre 2022 e 2023, com taxa de 23,4.  A cidade, localizada no limite da Baixada Santista com o litoral norte, também viu a quantidade de furtos saltar 23% neste período. Passou de 1.299 ocorrências em 2022 para 1.606 em 2023 - (Divulgação/PMB)

 

1. Peruíbe

Em 2022, Peruíbe apresentou a maior média IECV Geral entre as 136 cidades analisadas no estado de São Paulo, com taxa de 19,02. O número em destaque é para os crimes contra a vida, representando um índice de 38,01.

 

A cidade de 68,3 mil habitantes registrou em 2022 o total de 10 homicídios, 52 estupros e 411 roubos. Peruíbe liderou também o ranking de 2021.


2. Caraguatatuba

Na segunda posição, Caraguatatuba, possui uma taxa de homicídio de 24,5, enquanto a média do estado paulista fica em 6,8.

 

O maior IECV fica nos crimes contra a dignidade sexual, chegando a 35,27. O índice mais baixo de crimes na região é do setor patrimonial, com 6,17. 

 

Além de Caraguatatuba, outras cidades da região do Vale do Paraíba aparecem no levantamento. Entre as cidades do litoral, o município está em quarto lugar no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), com 0,759 pontos, número considerado elevado.



3. Mongaguá

Mongaguá aparece na 3ª colocação geral do Estado no período, tendo o maior índice de crimes contra a dignidade sexual entre as 10 primeiras cidades, com taxa de 21,34.

 

Se analisados apenas os municípios com populações entre 50 mil e 100 mil habitantes, a cidade que possui mais de 61 mil habitantes sobe para a vice-liderança.

 

Em 2022 foram apresentados 2.164 casos de furtos, que passaram para 1.931 em 2023. Já os 539 casos de roubos em 2022 desceram para 499 em 2023. A expectativa de vida na cidade marca mais de 70 anos.

 

4. Ubatuba

Quarta colocada do ranking, a cidade de Ubatuba apresentou nos primeiros três meses de 2024 altos índices que a colocaram como a mais perigosa do litoral norte neste intervalo.

 

O município possui quase de 100 mil habitantes e registrou, entre janeiro e março de 2024, cinco homicídios, duas tentativas de homicídio, 17 estupros, 85 roubos a mão armada e 363 furtos.

 

Segundo a prefeitura de Ubatuba, houve queda de 55% nos casos de homicídios dolosos na cidade de 2022 para 2023.

 

5. Itanhaém

Na quinta posição está a cidade de Itanhaém, no litoral sul. O município tem população de 112 mil pessoas e um índice de violência de 15,1 mortes a cada 100 mil habitantes, chegando a um IECV de crimes contra a vida de 6,74.

 

No IECV de Dignidade Sexual tem o número mais alto, com 23,40. De 2022 para 2023 houve uma alta no número de crimes contra a vida, com taxa de 25,13.

 

6. Bertioga

Fechando o ranking, a cidade de Bertioga foi outra a apresentar uma alta no número de crimes contra a vida, entre 2022 e 2023, com taxa de 23,4. 

 

A cidade, localizada no limite da Baixada Santista com o litoral norte, também viu a quantidade de furtos saltar 23% neste período. Passou de 1.299 ocorrências em 2022 para 1.606 em 2023. A cidade ainda teve crescimento de 11% na quantidade de roubos (de 304 para 339 casos).

 

Top-10 das cidades mais perigosas do Brasil

Veja abaixo o ranking completo de acordo com o Instituto Sou da Paz.

 

Posição Peruíbe IECV Geral           IECV Vida            IECV Dignidade Sexual   IECV Patrimônio               População

            Peruíbe 19,02     8,30       38,01     14,31     50 e 100 mil habitantes

            Caraguatatuba  18,01     13,27     35,27     6,17       100 e 200 mil habitantes

            Mongaguá          17,17     2,96       31,93     21,34     50 e 100 mil habitantes

            Cruzeiro               14,84     23,03     15,67     3,10       50 e 100 mil habitantes

            Ubatuba              14,33     15,58     20,71     6,28       50 e 100 mil habitantes

            Itapecerica da Serra        14,26     7,73       19,38     17,84     100 e 200 mil habitantes

            Itanhaém            13,70     6,74       23,40     13,29     100 e 200 mil habitantes

            Bertioga               13,55     6,12       25,13     11,88     50 e 100 mil habitantes

            Registro               13,19     9,22       30,36     1,31       50 e 100 mil habitantes

10°         Lorena  13,09     18,84     14,50     4,0          50 e 100 mil habitantes

Metodologia da pesquisa

O cálculo da média ponderada é realizado após uma divisão do peso e as distribuições das diferentes dinâmicas e formas de crime.

O peso de crimes contra a vida (homicídio e latrocínio) são de 40% na média geral. Os crimes contra a dignidade sexual (estupro) e patrimoniais (roubo, roubo de veículo e roubo de carga) têm peso de 30%.

 

Leia mais em: https://www.gazetasp.com.br/gazeta-mais/curiosidades/6-cidades-do-litoral-estao-entre-as-mais-perigosas-de-sp/1142539/

Prefeitura realizará dia 23 de setembro a prestação de contas do 2° quadrimestre

 

A Prefeitura de Ubatuba convida toda a população para audiência pública de prestação de contas do segundo quadrimestre de 2024 (maio a agosto) e da apresentação da proposta orçamentária para o exercício de 2025.

A audiência pública será realizada no dia 23 de setembro, às 17h, no Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto, no centro.

Os dados serão apresentados pela Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento e contará com transmissão ao vivo pelas redes oficiais da Prefeitura de Ubatuba.

PREFEITURA   DE  UBATUBA    SP

Inscrições para Vestibulinho da EM Tancredo vão até dia 10 de outubro

 

A E.M. Presidente Tancredo de Almeida Neves está com edital aberto para quem deseja cursar o Ensino Médio Integrado ao Técnico. O Vestibulinho prevê 140 vagas no total, sendo 70 para o Curso Técnico em Administração, 35 para o Técnico em Contabilidade e 35 para Técnico em Informática. As vagas são direcionadas apenas a estudantes concluintes, em dezembro/2024, do Ensino Fundamental – Anos Finais (9º Ano).

As inscrições vão até o dia 10 de outubro e podem ser feitos por meio digital, pelo endereço eletrônico https://www.tancredoubatuba.com/vestibulinho. O valor é de R$ 50 reais e a taxa é paga via plataforma na etapa final do processo eletrônico de inscrição. A prova está prevista para às 14 horas do dia 20 de outubro.

Confira o edital na íntegra em: https://www.tancredoubatuba.com/_files/ugd/c1804b_12e692c8a13e468db2e19a18bd8a008e.pdf

Mais sobre o Ensino Médio Integrado

Neste modelo, o aluno cursa o Ensino Médio e o Curso Técnico de maneira simultânea obrigatoriamente. O Ensino Médio Integrado aos Cursos Técnicos em Administração e em Contabilidade tem duração de três anos, com aulas de segunda a sexta-feira, período noturno, das 19h às 23h. O Ensino Médio Integrado ao Curso Técnico em Informática tem duração de três anos, com aulas de segunda a sexta-feira, no período noturno, das 19h às 23h, e com aulas de laboratório no período da tarde. Poderão ocorrer alterações no horário de aulas com uso de Plataforma Digital de Aprendizagem.

Dúvidas ou mais informações podem ser sanadas pelo whatsapp (12) 3832-6221 ou diretamente na Secretaria Escolar de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 18h às 21h.

PREFEITURA    DE    UBATUBA    SP

quarta-feira, 28 de agosto de 2024

16 Festival de Cultura Popular Caiçarada 2024



 🎼🎤🎉Começa nesta sexta-feira, dia 30, o 16o Festival de Cultura Popular – Caiçarada, que reunirá apresentações de grupos musicais locais, corrida de canoas, e barracas de comidas e bebidas típicas da cidade, como consertada, tainha assada e outros pratos da culinária caiçara e quilombola.


✅O evento, que terá início nesta sexta-feira e seguirá até domingo, na Avenida Iperoig, no Centro de Ubatuba, também contará com a Vila Caiçara, composta pela casa de pau a pique, e com o Festival de Viola João Alegre. 


➡️Saiba mais: https://fundart.com.br/16o-festival-da-cultura-popular-caicarada/


#Fundart #Caicarada #Ubatuba

Veja lista de praias e cidades que podem ser engolidas pelo mar

 

Praia Grande em Ubatuba é uma das praias que poderá ser engolida pelo mar ..

O Mapa de Risco à Erosão Costeira do Estado de São Paulo de 2017, elaborado pelo Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), catalogou as áreas de areia e locais no litoral paulista que podem ser afetados pela erosão costeira.
Segundo um estudo da ONG norte-americana Climate Central, o litoral de São Paulo corre o risco de ser engolido pelo mar devido à erosão costeira, fenômeno que afeta cerca de 40% da costa brasileira.
Para mitigar o avanço do mar, várias cidades do litoral paulista têm adotado medidas como a construção de barreiras submersas, muros e o uso de sacos de areia.
A erosão costeira é causada tanto por fatores naturais, como mudanças climáticas e variações nas chuvas, quanto por ações humanas, como a retirada de areia de rios e a construção de barragens.
A progressão do mar resulta na perda de espaço nas praias, afetando a vegetação e construções próximas.
🏝️ Ubatuba
Ubatumirim;
Barra Seca;
Itaguá;
Praia Grande;
Fortaleza
Maranduba
🏝️ Caraguatatuba
Tabatinga;
Massaguaçu
Caraguatatuba
🏝️ São Sebastião
Enseada;
São Francisco;
Pontal da Cruz
Baraqueçaba
🏝️ Ilhabela
Perequê
Itaguaçu
🏝️ Bertioga
Itaguaré
São Lourenço
🏝️ Guarujá
Pernambuco
Astúrias
🏝️ São Vicente
Gonzaguinha
Capitão
🏝️ Itanhaém
Itanhaém
🏝️ Peruíbe
Peruíbe
Guaraú
🏝️ Iguape
Itacolomi
Jureia e Leste
🏝️ Ilha Cumprida
Ilha Cumprida


FONTE ; Jornal Agito Ubatuba
via facebook

TORCIDA ORGANIZADA MANCHA VERDE DE UBATUBA REALIZA AÇÃO PARA DOAÇÃO DE SANGUE EM UBATUBA

 



A Mancha Verde de Ubatuba se reúne para celebrar o futebol e também a solidariedade. A entidade organiza mais uma ação social para doação de sangue. A campanha irá oferecer transporte gratuito que sairá da portaria da Santa Casa de Ubatuba em direção ao Hemocentro da Santa Casa de Taubaté, no dia 14 de setembro, às 7h.

Quem tiver interesse deve enviar uma mensagem via WhatsApp para os números (11) 9989-63646 ou (12) 95770-4380. Vale ressaltar que, para doar, a pessoa deve levar um documento oficial com foto, estar em boas condições de saúde, estar alimentada (com refeições leves), pesar no mínimo 51 kg, não ter consumido bebidas alcoólicas ou substâncias ilícitas nas 12 horas anteriores à doação, e, caso precise de atestado, solicitar no momento da entrevista.
📸
: Reprodução Hospital Pilar

RADIO COSTA AZUL FM - UBATUBA SP
via facebook

Aneel aprova redução na conta de luz para moradores de 25 cidades na região

 


Por g1 Vale do Paraíba e Região

Contas da Elektro terão redução em 25 cidades da região — Foto: Divulgação/Neoenergia Elektro

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira (26) redução média de 5,60% na tarifa de energia para moradores atendidos pela concessionária Neoenergia Elektro, responsável pela distribuição em 25 cidades do Vale do Paraíba e região bragantina.

De acordo com a concessionária, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) definiu as novas tarifas de energia elétrica, que começam a vigorar já nesta terça (27).

Segundo a Elektro, para os clientes de baixa tensão (residenciais e pequenos comércios), a redução média na tarifa será de 5,60%. Já para os clientes de média e alta tensão (indústrias e grandes comércios), a redução será de 5,72%.

A redução na tarifa acontece devido à queda nos custos com encargos setoriais e transmissão, que tiveram redução de 2,94% e 1,95%, respectivamente.

Veja a lista de cidades:

 

FONTE :  https://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/2024/08/27/aneel-aprova-reducao-na-conta-de-luz-para-moradores-de-25-cidades-na-regiao.ghtml