quarta-feira, 7 de agosto de 2024

DEFESA AGROPECUARIA DE SÃO PAULO REALIZA TESTES PARA MONITORAR OCORRENCIA DE MARÉ VERMELHA EM UBATUBA

                              

VIA   FACEBOOK
A maré vermelha é um fenômeno natural que provoca manchas de coloração escura na água do mar. Essas manchas são causadas pelo crescimento excessivo de algas microscópicas em um processo chamado de floração, que pode trazer riscos à saúde. Para monitorar o fenômeno, a Defesa Agropecuária do Governo de São Paulo realizou coletas em Ubatuba no dia 30 de julho, além das cidades de São Sebastião e Caraguatatuba.
A iniciativa do governo ocorreu após uma floração de microalgas com contaminação de moluscos no litoral de Santa Catarina e do Paraná. Por isso, está sendo realizado o monitoramento para detectar a presença de microalgas no litoral de São Paulo e possíveis agravos à saúde pública, em cumprimento ao Plano Estadual de Contingência, que atua especificamente em situações emergenciais de florações dessas microalgas, potencialmente tóxicas, no litoral paulista.
Entretanto, no Litoral Norte, a quantidade de maré vermelha está dentro dos índices permitidos. "A Defesa Agropecuária coletou, no dia 30/07, amostras de água de São Sebastião, Caraguatatuba e Ubatuba para análise da presença de microalgas pela CETESB, não tendo sido observadas microalgas em quantidades que possam desencadear contaminações de moluscos e peixes ou risco à saúde humana", comentou Ieda Blanco, médica-veterinária e gerente do Programa Estadual de Sanidade dos Animais Aquáticos (PESAAq).
O monitoramento agora será realizado no Litoral Sul de São Paulo.
📸: Governo de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário