A Secretaria de Segurança Pública (SSP) divulgou novos dados sobre as estatísticas de crimes cometidos no Estado de São Paulo. Em Ubatuba, os estupros tiveram aumento de 41% em 2024, quando comparado ao ano anterior.
Em 2023, a cidade registrou 39 estupros, sendo 32 de vulneráveis. No ano passado, foram 54 crimes cometidos e 36 contra vulneráveis, ou seja, crianças ou pessoas com deficiência. Na região, a cidade só não teve mais registros que São Sebastião, com 55 estupros. Caraguatatuba teve 51 registros para o crime e Ilhabela 32.
Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, o Brasil registra, em média, um crime de estupro a cada seis minutos, com aumento nos últimos anos. Além dos estupros, o anuário aponta o aumento dos registros em todas as modalidades de violência contra a mulher no país e mostra que o perfil dos agressores é constante: quase a totalidade é homem, segundo a Agência Brasil, algo que pode parecer óbvio sobretudo para as mulheres, mas, é preciso ser lembrado principalmente quando se pensa em políticas públicas para prevenir esse crime.
O perfil das vítimas é o mesmo há anos. São meninas (88,2%), negras (52,2%), de no máximo 13 anos (61,6%). Também não houve, no último levantamento, variações na autoria e no local do crime: 84,7% dos agressores são familiares ou conhecidos, que cometem a violação nas próprias residências das vítimas (61,7%). As vítimas de até 17 anos compõem 77,6% de todos os registros.

RADIO COSTA AZUL FM - UBATUBA SP
via facebook
Nenhum comentário:
Postar um comentário