Um documentário gravado em Ubatuba foi selecionado para o festival AMDOCS em Palm Springs, Califórnia, nos Estados Unidos, que qualifica os participantes a disputarem vagas no Oscar. O filme, do diretor Pedro Ciampolini, acompanha três personagens e narra a importância da reconexão do ser humano com a natureza.
De acordo com a sinopse, o primeiro personagem representa o ar, René Santos, ornitólogo e passarinheiro. Ele busca o Tietê de Coroa, um pássaro endêmico da Mata Atlântica, extinto há 200 anos. O segundo representa a água, Weslley Dantas, surfista profissional e atual campeão brasileiro. Ele vem de uma família de surfistas com uma conexão muito forte com a praia de Itamambuca. O terceiro representa a terra, Bruno Sales, “bambuzeiro” especialista em construção natural. O potencial sustentável que o bambu representa para a sociedade é seu propósito de vida.
Na produção, a maioria da equipe nasceu em Ubatuba ou reside no município. O filme fala do respeito aos ambientes, que tem como presença marcante os ensinamentos da Ansiã Yakuy Tupinambá. A reconexão do ser humano com o mundo natural pode ser a única solução para que o planeta permaneça vivo.
O filme conta com imagens de vários pontos icônicos de Ubatuba. “É um orgulho enorme poder mostrar a beleza da mata atlântica brasileira para o mundo”, diz Pedro Ciampolini.
Após participar de festivais de cinema no mundo todo em 2025, o documentário estará disponível em 2026 nas TV e streamings.

: Bruno Amir
RADIO COSTA AZUL FM - UBATUBA SP
via facebook
Nenhum comentário:
Postar um comentário