sábado, 3 de agosto de 2024

CASTELO DOS ARAUTOS

 




Ubatuba (Oficial)

Glauco Vieira  
Castelo dos Arautos:
A Igreja Nossa Senhora de Fátima, também conhecida como “Castelo dos Arautos”, com quase 9 mil m² de área construída, localizada na Praia do Pulso cerca de 30 Km do centro de Ubatuba, é sem dúvida, uma das grandes atrações da cidade.
Esta construção se parece com um castelo em estilo medieval, no meio de uma grande área verde e com visão panorâmica para o mar.
Durante a missa além dos cânticos, a capela principal do castelo chama a atenção pela beleza dos detalhes das paredes e teto que foram pintados a mão, além dos vitrais feitos sob medida, tudo executado por artistas membros da congregação.
O local é uma casa de recolhimento da instituição, um retiro espiritual, e sempre aguçou a imaginação dos turistas, moradores e pescadores que observavam este monumento no alto do morro.
O acesso é por estrada de terra, a partir do Km 77,5 da rodovia Rio-Santos, o mesmo caminho que leva para a Praia da Caçandoca, e após percorrer 2 Km, chega-se ao castelo, sendo que, ao lado do mesmo, também temos a entrada de um condomínio fechado de alto padrão.
Para erguer o empreendimento, com mais de cem cômodos, torres com guaritas, e enormes portões com 8 metros de altura, o grupo católico Arautos do Evangelho, uma dissidência ultraconservadora da ala Tradição, Família e Propriedade (TFP) da Igreja Católica, solicitou uma autorização, para a construção deste templo, ao Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico (Condephaat), em 2004.
Além da capela principal temos uma outra capelinha, muito bem construída, luxuosa e entre as obras de arte em seu interior temos a imagem de Nossa Senhora esculpida pelos índios do Equador e o quadro de São José que veio do Peru. Outro destaque do Castelo dos Arautos, porém em um ambiente reservado, dentro da morada dos congregados é um jardim com as 12 réplicas dos profetas, obra de Aleijadinho.
A igreja realiza missa aberta ao público, que segue padrões tradicionais, incluindo parte da celebração em latim e vários cantos gregorianos, aos Domingos, em 2 horários: 8 hs e 10:30 hs sendo aberta à visitação após a missa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário